Friday, May 25, 2007

Mudanças

As mudanças por si só acaretam com novidade, com aventura, com factor risco...

As mudanças significam que se tem de adaptar ao ambiente novo...

As mudanças significam q o ambiente novo tb tem de se adaptar ao factor novidade...

A minha mudança foi largar tudo o que me era familiar e partir completamente rumo ao desconhecido... No meio do desconhecido encontrei algo familiar, umas qt pessoas que falam a mesma lingua que eu... não imaginam o quão isso é bom, qd se passa o dia em esforço a falar e a ouvir uma lingua que por mais familiar que seja não é a nossa...
O esforço que implica para entender e fazermo-nos entender... então no nosso caso em que todos têm um sotaque diferente a falha na comunicação pode ser grande...
Quando a motivação para a mudança é o trabalho, agarramo-lo de corpo e alma...
Mas isso implica não só ter de executar tarefas... implica na minha área lidar com investigação e desenvolvimento... sinónimo de puxar pela criatividade e pelo cérebro de uma maneira diferente, integrada numa estructura diferente, com pessoas diferentes... o que é um totoloto!!!
Tenho feito um esforço por justificar a minha vinda para cá ao meu chefe... o que tem sido uma sobrecarga para mim própria, porque o trabalho não está a correr bem, confesso... depois ter de lidar com pessoas diferentes e formatadas é outra dificuldade. Porque tudo é novo, numa língua nova,numa área nova, em esquemas mentais novos a probabilidade de alguma coisa falhar é grande principalmente se as coisas não são bem explicadas. Errei e alguém teve de corrigir o meu erro, o que foi mau, mas tive de levar com um ataque de mau feitio e mal educação de berrar e de me virarem costas enquanto eu falava... é aquele tipo de situação que a mim me custa a engolir...
Nesse momento apeteceu-me largar tudo e virar as costas porque o esforço está a ser maior do que as recompensas...

No entanto... hj tive um bom dia por sinal...
Vou ajudar o Uli num projecto novo que me é mais familiar... tem vírus, logo fala a minha linguagem... Se o trabalho for suficiente e uma vez que está no final ele disse que ia pedir ao carlos para me por no papper... era fabuloso, mas para isso tenho de trabalhar!!!!
O facto de ter tido esta proposta foi a minha motivação e o facto de falar sobre coisas que eu entendo e que consigo acompanhar, faz-me sentir menos estúpida...

Amanhã vou de mini férias... o que me vai saber pela vida... não tenho dúvida nenhuma...
A falta de apoio e de entendimento nestas alturas é agravada... logo sabe bem ter um programa que parece ser fabuloso! A ver vamos...

Mas sei que vou carregar as minhas energias... e depois, é... mais um dia!
Aqui tenho muito a aprender, inclusivé estas pequenas coisas!!!!!

3 comments:

Gwyneth said...

Mary...não deve ser nada fácil...mas jamais te sintas estúpida porque não o és!

São muitas mudanças ao mesmo tempo e trabalhar num assunto que não é de todo familiar, numa lingua que não é a nossa, com métodos laborais que, certamente, são diferentes dos nossos, causa imensa pressão sobre nós e, é normal, sentirmo-nos perdidos no meio disto tudo.

Deixa lá, cometeste 1 erro e depois? Errar é humano. O teu próximo projecto vai correr bem melhor... Rapariga, garra e inteligência não te falta...acredita que, mesmo, não te conhecendo "em pessoa", sinto-me muito orgulhosa de ti...és um exemplo a seguir :)

Aproveita estas férias e mima-te :)

Bjinhos linda :)

Anonymous said...

Desculpa se não te consegui apoiar...mas eu estou a teu lado a dar-te todas as forças possíveis e imaginárias. Sei que a tua escolha não foi fácil, mas também tenho a certeza que mais cedo ou mais tarde tudo vai compor-se e fazer todo o sentido, porque tu és Grande e tens uma força especial...também sei que és frágil e por isso te deixo com um abraço forte, forte. Espero que a viagem tenha sido fantástica!
Até já

;)

MMQ said...

querida mariana! mesmo que por vezes nos sintamos estupidos e pareça que nao estamos a fazer nada de jeito... no fundo não passa de uma fase de aprendizagem... eu mais que muitos sei que tu és hiper competente no trabalho que fazes! :) grita, chora, desabafa com quem te é mais querido, mas nunca nunca deixes de acreditar em ti e nunca te deixes ir abaixo!
um beijinho grande.